Cientista de dados: o que faz, quanto ganha e qual a formação

Somente no primeiro semestre de 2020, para a área de dados, as vagas cresceram cerca de 485%, de acordo com a pesquisa da HR Tech de recrutamento digital Intera. Um profissional mais sênior pode receber de R$10.000 até R$23.000 e, dependendo da empresa, os valores podem ter variações de 15% a 20% conforme a demanda e o tamanho da corporação. Ciência de dados é uma profissão relativamente nova e, nos últimos anos, a demanda por profissionais dessa área tem crescido. Diversas organizações já estão colhendo os frutos do investimento que fizeram em Big Data e tudo isso ainda é só o começo, pois muitas oportunidades ainda surgirão. Grandes empresas do setor financeiro também já utilizam o Big Data Analytics para tentar prever os movimentos de seus clientes. A empresa americana de logística UPS também utiliza o Big Data Analytics para seus mais de 100 mil veículos, por meio de otimizações de cálculos de rotas, cálculo de tempo ocioso dos veículos e recomendação de manutenções preventivas.

Quem deseja trabalhar como cientista de dados precisa ficar atento as habilidades comportamentais também, que já se tornaram um fator decisivo de contratação em recrutamentos. Esta é a realidade da Era do Big Data, que, ao mesmo tempo que possibilita descobertas incríveis, desafia empresas de diferentes portes a depurar um grande volume de informações para saber quais são relevantes para o futuro do negócio. Para você ter uma ideia, só em 2018, foram gerados 33 zetabytes de novos dados no mundo – cada zetabyte equivale a 1 trilhão de gigabytes. Consegue imaginar o quanto desta informação foi analisada e aproveitada pelas empresas?

Onde atua um Cientista de dados?

A grade curricular do curso é bem completa e passa por disciplinas da área de Matemática, Tecnologia da Informação (TI) e até o Direito. Nessa última área, o estudante terá contato com o Direito https://www.asomadetodosafetos.com/2024/04/a-importancia-dos-cientistas-de-dados-para-o-desenvolvimento-dos-negocios.html Cibernético, que regula as relações sociais na internet. Com isso, a liderança do negócio pode atuar resolvendo os problemas dos clientes e investir em processo que os deixem mais satisfeitos.

  • Os estudantes são preparados para identificar padrões comportamentais, com base no uso de técnicas e algoritmos da Inteligência Artificial.
  • Isso porque o seu trabalho envolve trocas com o time de Ciência de Dados, mas também com os demais setores da empresa.
  • Inteligência Artificial, Computação, Matemática e Estatística, integradas por meio de projetos semestrais.
  • Ela pode analisar as potenciais implicações de diferentes escolhas e recomendar o melhor plano de ação.
  • A análise prescritiva usa análise de gráficos, simulação, processamento de eventos complexos, redes neurais e mecanismos de recomendação de machine learning.

Além disso, só aqui você pode escolher entre as ênfases em Big Data e Inteligência Artificial ou em Business Intelligence e já sair qualificado(a) para uma atuação profissional completa para o mercado de trabalho. Por exemplo, análises de mercado, de comportamento, até a previsão do tempo acontece por meio da Ciência de Dados. No TecMe você encontra uma série de conteúdo especiais, além de um curso exclusivo, sobre uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo. O curso de Ciência da Computação tem a pegada ideal para estudantes que gostam de matemática e estão sempre em contato com a tecnologia.

Quais são os desafios enfrentados pelos cientistas de dados?

Os EUA não têm nenhuma lei federal de proteção de dados tão abrangente quanto o GDPR, mas têm algumas leis mais específicas. A COPPA (Children’s Online Privacy Protection Act) estabelece regras para a coleta e o processamento A importância dos cientistas de dados para o desenvolvimento dos negócios de dados pessoais de crianças menores de 13 anos. A Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Planos de Saúde (HIPAA) aborda como organizações de saúde e entidades relacionadas lidam com informações pessoais de saúde.

o que faz ciencia de dados

Muitos fatores contribuem para essa tag de preço, incluindo perda de negócios devido ao tempo de inatividade do sistema e aos custos de detecção e correção da violação. As organizações devem implementar processos e controles para proteger a confidencialidade e integridade dos dados do usuário. Deve comunicar esta finalidade aos utilizadores e utilizar apenas os dados para esta finalidade. A organização deve coletar somente a quantidade mínima de dados necessária para sua finalidade declarada e manter os dados somente até que essa finalidade seja cumprida. A partir de uma auditoria de servidores de arquivos irá garantir controle avançado dos dados nas redes corporativas, com visibilidade ilimitada de todas as alterações realizadas em arquivos e pastas, além de monitorar os acessos – tentativas e efetivados. Isso inclui as permissões de compartilhamento que, quando melhoradas, monitoram a integridade de arquivos e a descoberta dos silos de dados.

O que é Ciência de dados

Se colocado em um contexto social, por exemplo, é possível conhecer os padrões de crescimento por faixas e tomar decisões de políticas públicas, ou de investimentos. E então avaliar a assertividade de uma decisão ou estimar os resultados de uma determinada ação. Uma vez organizados é possível observar padrões que podem se transformar em informação e, no contexto adequado, oferecer uma porta de entrada para a compreensão mais ampla do fenômeno em estudo. A ciência, de forma geral, busca desenvolver conhecimento sobre um assunto ou uma área.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *